“Quais serão os melhores perfis para a minha casa: os perfis em alumínio ou em PVC?”
Estas e outras perguntas assolam grande parte dos nossos clientes quando se vêm confrontados com a necessidade de escolher caixilharia de janelas para a sua casa.
De facto, escolher as caixilharias mais adequadas é uma decisão que deve ser feita de forma ponderada e consciente, pois representa um investimento, a longo prazo, para o seu bem-estar.
Já sabemos que os dois materiais mais utilizados na maioria das portas e janelas são o alumínio e o PVC, porém convém lembrar que cada um possui diferentes vantagens.
Além de serem essenciais para compor a decoração da casa, também desempenham funções importantes como:
- Entrada de luz natural
- Isolamento Térmico
- Isolamento Acústico
- Resistência à intrusão
- Fiabilidade e durabilidade
Saiba quais são as principais diferenças entre o alumínio e o PVC.
Janelas em alumínio
As janelas em alumínio são leves, resistentes e fáceis de instalar. A sua principal vantagem é a durabilidade, uma vez que não sofrem com a corrosão ou a ferrugem.
O alumínio é, portanto, ideal para as zonas costeiras, uma vez que as janelas ficam mais expostas à chuva e à humidade. Mas se por um lado o alumínio tem capacidade de proteger das chuvas e da maresia, por outro lado, por norma este material não protege tão bem do frio e dos ruídos externos.
Ou seja, na maioria dos casos, o seu isolamento térmico e acústico não são comparáveis aos das caixilharias em PVC. Explicaremos o motivo mais abaixo.
Em termos de custo, consideramos que o seu preço é bastante acessível, sobretudo se comparado com sua versão com corte térmico.
Janelas em PVC
As Janelas em PVC são compostas por policloreto de vinilo, um material sintético resistente e durável.
As janelas em PVC são excelentes para o isolamento térmico e acústico. São ainda resistentes a danos, à condensação e às perdas de calor, pelo que requerem apenas uma limpeza periódica super simples.
Os custos das portas e janelas em PVC variam consoante a espessura e a qualidade do PVC, a quantidade de vidros (duplos ou triplos, isolamento acústico, vidro de segurança), o modelo escolhido, a coloração, entre outros pormenores.
No entanto, por norma, o investimento nas caixilharias de PVC tende a ser ligeiramente mais alto do que naquelas feitas em alumínio comum, mas claramente há vantagens considerando-se a seu maior isolamento térmico e o maior isolamento acústico que proporcionam. Já diz o velho ditado: “o barato sai caro!”.
E então? Janelas em PVC ou Janelas em Alumínio?
Não há respostas fáceis, esta escolha irá depender do seu objetivo.
Podemos dizer que, em termos de manutenção e durabilidade, quer o alumínio quer o PVC serão ótimas soluções. No entanto, quanto à eficiência energética, o alumínio está ultrapassado frente ao PVC, tornando-se menos eficiente.
Eficiência energética, janelas em alumínio vs PVC
O alumínio é um material altamente condutor, o que significa que o calor passa facilmente através dele. Por isso, no passado, o alumínio foi considerado termicamente ineficiente. No entanto, a tecnologia foi aprimorada e, atualmente, há algumas janelas e portas de alumínio com grandes inovações térmicas que evitam que muito do calor seja conduzido, são esses os Alumínios com corte térmico, nesse caso em termos de custo é consideravelmente superior ao PVC.
Em alguns casos, as janelas de vidro duplo de alumínio podem ser tão eficientes quanto as janelas de PVC. Terá sempre de verificar o WER (Window Energy Rating) das marcas que está a considerar e certificar-se de que está a solicitar um orçamento para uma janela eficiente de classe A+. Lembre-se de que tais características tornarão o seu investimento mais caro, por vezes mais caro do que um investimento em caixilharias em PVC.
Segurança nas janelas de PVC e Alumínio
Graças à sua durabilidade, as janelas de alumínio e de PVC são bastante seguras, sendo as mais recomendadas para substituírem antigas janelas em madeira. Desde que tenham fechaduras modernas, a segurança das janelas de alumínio ou de PVC são muito semelhantes sendo assim a variante em questão é a qualidade da ferragem empregada em casa um dos materiais, nesse quesito as ferragens Roto se destacam como uma das mais seguras do mercado, caso tenha a curiosidade de conhecer mais sobre as ferragens Roto, aceda a nossa página de apresentação da mesma clicando aqui.
Comentários