Adotar hábitos sustentáveis no quotidiano é uma forma de não apenas contribuir para o planeta, mas para a nossa qualidade de vida.
Para transformar o seu dia a dia de modo a deixá-lo mais sustentável, melhor será começar por ações como instalar janela de PVC, distribuir plantas em alguns espaços, entre outras medidas.
Por isso, separamos 5 importantes dicas que toda pessoa que deseja obter uma casa mais sustentável precisa de seguir.
Reciclar o lixo doméstico
A reciclagem é uma prática que contribui para a conservação da natureza. Portanto, uma das primeiras medidas que uma família deve adotar para ser sustentável é reciclar o lixo doméstico.
Para fazer a reciclagem do lixo doméstico, o primeiro passo é separar os resíduos em duas categorias: recicláveis e não-recicláveis. De seguida, pense em como reaproveitá-los.
Saiba que alguns lixos secos, como vidros e plásticos, podem ser reutilizados facilmente em casa. Por outro lado, os lixos orgânicos, que são restos de alimentos como cascas de frutas e legumes, podem ser aproveitados como adubo para a sua horta ou jardim.
Investir na autoprodução de eletricidade
Outra forma de ter uma casa sustentável é investir na autoprodução de eletricidade, como a partir de painéis fotovoltaicos. Assim será possível aproveitar a luz solar para produzir a energia consumida pela sua família.
Esta é uma forma não apenas de reduzir os gastos com eletricidade, mas de contribuir para um planeta mais sustentável, uma vez que a geração de energia em alguns tipos de centrais, como a termoelétrica, libertam gases com efeito de estufa para a atmosfera.
Além disso, outra boa ideia é investir em janela de PVC, afinal, a caixilharia em PVC proporciona um bom isolamento térmico, o que reduz a necessidade de utilizar equipamentos como aquecedores e termoventiladores.
Otimizar o uso dos eletrodomésticos
Além de poupar energia com a autoprodução e o uso de janela em PVC, outra boa dica é otimizar o uso dos eletrodomésticos. Para isso, existem práticas essenciais como:
Desligar da ficha os aparelhos que ficam em stand-by quando não estiverem em uso;
Nunca ligar vários aparelhos de uma só vez para que não haja sobrecarga no sistema elétrico;
Comprar eletrodomésticos que possuam maior eficiência energética.
Comprar plantas
Espalhar plantas pela casa pode melhorar a qualidade do ar do ambiente, uma vez que essas filtram o ar e podem proporcionar mais oxigénio. Por isso, adquiri-las pode ser uma excelente ideia para ser mais sustentável.
Nesse sentido, é possível colocar as plantas nos mais diversos lugares da casa, como na sala, na casa de banho, nos quartos e na varanda, por exemplo.
Lembre-se, no entanto, de que algumas plantas dependem ainda mais da luz solar do que outras para viverem. Portanto, uma boa ideia para as plantas que precisam de mais sol é posicioná-las próximo à janela de PVC. Lá elas receberão toda a luminosidade de que precisam.
Investir em janela de PVC
Como já vimos, a janela de PVC é uma importante aliada para tornar a sua casa mais sustentável.
No entanto, há ainda outra razão para se investir na janela em PVC: esta é livre de chumbo, isto é, não agride a natureza e é reciclável! De facto, a janela de PVC pode ser reciclada até 100 vezes.
Comentarios